Vento Norte




WaterKings Lagos 2017.07.08


«Se há coisa que faz parte do verão na costa ocidental portuguesa é a nortada. O vento até pode soprar fraco durante o dia, mas ao final da tarde é como se empurrasse toda a gente para fora da praia. Este ano, contudo, devido ao posicionamento do anticiclone dos Açores (esse fenómeno que todos os anos passeia pelo Atlântico), que se encontra perto da Irlanda, e à presença de uma depressão na Península Ibérica a ventania tem sido mais persistente. A conjugação dos dois fatores é responsável pelo vento moderado a forte que se tem vindo a sentir nas últimas semanas. (12 AGO 2017).

De acordo com o Boletim Climatológico do IPMA, agosto de 2016 foi o que registou a temperatura máxima mais alta desde 1931. Houve noites tropicais e picos de calor, com a temperatura média no país a atingir os 38° em alguns dias. Junto à praia, claro, o vento nunca parou.

A intensidade do vento mede-se em nós, mas normalmente, e por uma questão de facilitar a compreensão, é apresentada em km/h. De acordo com o IPMA, a escala de intensidade tem cinco níveis. Vento fraco, coisa rara este mês, é aquele que sopra a menos de 8 nós (15 km/h). O vento moderado atinge uma intensidade entre os 15 e os 35 km/h; subindo os valores para o intervalo entre 36 e 55 km/h quando se trata de vento forte. Vento muito forte, expressão recorrente no estado do tempo, é aquele que pode chegar aos 75 km/h. A partir daí, ou seja para valores acima de 75 km/h, os meteorologistas usam a classificação de vento excecionalmente forte.»

in Jornal Expresso - 12 de agosto de 2017

Sem comentários: